Cidade...

O caos é muitas vezes designado a alguma coisa que não tem controle, algo que não tem mais gerenciamento, algo que está fore do alcance dos humanos, que está atuando por si próprio sem limites. O caos é também designado para guerras massacrantes, sangrentas, que demoraram muito tempo e devastaram cidades, muitos mortos e às vezes a perda dos dois lados.
Mas o caos também é designado para as cidades. Muitas vezes ouvimos "o caos de São Paulo...o caos carioca...". Ora, somos humanos conscientes da maioria dos nossos atos, e temos consciência das consequências destes mesmos, então porque consideramos a cidade um caos? A cidade em si tem vida própria? Deixamos a vontade da cidade se sobressair sobre a nossa vontade?
Não controlamos mais a cidade? Ela nos controla? E não digo os dirigentes dela, pq eles também estão sendo controlados por ela. Como as sociedades vão, as outras que não iam acabando indo, e logo o mundo foi. Estranho tentar entender que a criação dominou o criador, algo que realmente não deveria acontecer. Deixamos as emoções se sobreporem ao nosso controle, então somos muito mais emocionais sem controle, do que racionais sem emoção.
Eu sou totalmente contra a razão 100%, mas também não gosto de pessoas 101% emotivas. Essas que deixam suas emoções ganharam da sua vontade, as pessoas que não se controlam, agem impulsivamente toda hora, sem pensar. Mas também não gosto das pessoas que analisam todos os pontos de todas as coisas, sem PODER mais agir impusivalmente quando é necessário, deixar que o coração fale.
E, posto que nós vivemos na cidade, deveríamos ter responsabilidades sobre ela. Mas quem são realmente os cidadãos? Os que votam? Os que pagam impostos? Os que ganham encima desses impostos? Os trabalhadores? As pessoas que realmente têm voz na cidade?















Talvez, pelo fato de não sermos mais nada na cidade, ela se tornou caos. Porque numa guerra, no fim dela, no campo de batalha, quase não se reconhece os rostos do guerreiros mortos. Na cidade também. Parecem mortos.





1 comentários:

Remi disse...

Humm...
Eu acho que a cidade não está controlando o homem. Ela pode ter um grande poder sobre ele, mas ao mesmo tempo é o homem que movimenta a cidade, então a partir do momento que ele parar de controlá-la, ela também parará de controlá-lo. Eu acho que é meio que recíproquo.

Tirando isso, eu não entendi muito como você passou de cidade pra pessoas emotivas e pessoas racionais.

Gostei bastante do post, acho que vou reler pra ver se eu o entendo melhor, qualquer hora.