Dia dos namorados!



Dia dos Namorados
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Dia dos Namorados, ou em outras localidades estrangeiras Dia de São Valentim, é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a
união amorosa entre casais sendo é comum a troca de cartões e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons o. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho, já em Portugal, a data é celebrada em seu dia mais tradicional: 14 de Fevereiro.

A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de
jejum já tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.
O dia é hoje muito associado com a troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um
Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa. Estima-se que, mundo afora, aproximadamente um bilhão de cartões com mensagens românticas são mandados a cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano. Também se estima que as mulheres comprem aproximadamente 85% de todos os presentes no Brasil.

Durante o governo do imperador Cláudio II, este proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objetivo de formar um grande e poderoso exército. Cláudio acreditava que os jovens se não tivessem família, se alistariam com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimônias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens davam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que deram mensagens ao bispo estava uma jovem cega: Assíria filha do carcereiro a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram-se apaixonando e ela milagrosamente recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: "De seu Valentim", expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270 d.C.
No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo António, santo português com tradição de casamenteiro, provavelmente devido suas pregações a respeito da importância da união familiar que era combatida pela heresia da época chamada Catarismo. O casamento - em queda na Idade Média - gerava filhos que a seita cátara condenava pois para esta o mundo era intrinsicamente mau pois, ao invés de ter sido criado por um Deus bom, teria sido criado por um Deus mau.
A data provavelmente surgiu no comércio paulista e depois foi assumida por todo o comércio brasileiro para reproduzir o mesmo efeito do Dia de São Valentim, equivalente nos
países do hemisfério norte, para incentivar a troca de presentes entre os apaixonados.


(eu tentei tirar o sublinhado dos links mas não tem sublinhado aqui - ponto pro Skyrock.)


Eu acho importante ter uma data para lembrar, festejar algo que a gente acha que tem que ter valor. Mas não nesse nível de comprar 85% dos presentes....
Dar um presente, é pra mim, materializar um sentimento, qualquer que seja. Na família, você materializa o sentimento de amor pelos pais e irmãos comprando presentinhos, como sabonetes, canetas, vestidos, camisetas, brinquedos.
No namoro, você compra uma garrafa de vinho, uma almofada em forma de coração, uma caneca escrita : VOCÊ E EU = MELHOR CASAL, e por aí vai. Também se materializa o amor.
Nas festas de aniversário, a lembrancinha é a materialização da satisfação do aniversariante ao ter você presente na festa. Você dar um presente pra ele é materializar a felicidade que você tem ao estar na festa e a felicidade de estar mais um ano ao lado daquela pessoa.
Um certificado de curso, uma entrega de diploma, não são muito presentes, mas são a materialização do esforço do aluno e da humildade que o professor ou cursos tiveram durante aquele tempo e aquelas provas.
Então ao meu ver, reconhecer em forma de presente é transformar algo sentimental em matéria.

Se é feito com o coração, perfeito, é a transformação direta, sem artificialidades ou besteiras no meio.
Mas se você compra um presente pro teu amigo de qualquer jeito, o primeiro que vir, ou o mais barato pq ele nem é tão seu amigo. Ai ferra. É só mais uma jogada de consumismo.
Como na Páscoa. As tias e cunhadas (estranho..) compram milhares de ovos pra família inteira, até pro bisneto da prima do filho do tio.É uma jogada de consumismo total, pq estamos materializando o que ai? Duvido que seja a felicidade da morte e ressurreição de Nosso Senhor.
Muita gente se esquece pq compramos ovos na Páscoa ou presentes no Natal.

Meu pai disse me desde pequena que a gente só ganha presente no Natal pq Jesus ganhou ouro, incenso e mirra quando os Três Reis Magos foram visitá-lo. Minha mãe disse que uma mulher queria visitar Jesus quando nasceu, e como ela não sabia onde ele tava, ela parava em toda casa com um recém-nascido e dava um presente.

É a materialização da felicidade de Nosso Senhor ter nascido, vindo à terra.
No namoro, é super bacana voê fazer um presentinho pra pessoa que você ama. Mais do que ir na loja e comprar, pq quando você faz, você faz de todo coração, não vai fazer de qualquer jeito, vai fazer seu melhor, não quer dizer que vai dar certo, mas pelo menos tentou!
Não que comprar presentes seja ruim, mas desde que feitos com consciência do porquê você tá comprando, se realmente a pessoa que estará ganhando o presente merece.
Hoje eu fui com a Mayca na Ana Rosa, ela queria me mostrar lojas de presentes só pra namorado, marido, avó...
É divertido ir e ver o que ele gostaria de ganhar, o que NÃO gostaria...E eu tava totalmente sem idéias, e saí de lá cheia de coisas na cabeça.
Presente assim também só uma vez por ano e olhe lá...XD

1 comentários:

Remi disse...

Acho que eu formulei mais ou menos essas ideias na minha cabeça no começo desse ano, sei lá. Esse ano eu estou dando uns presentes muito mais pessoais do que normalmente, e se eu não souber o que dar, eu não dou.
Mas já escolhi qual vai ser o presente do Achilles no dia dos namorados (dia que seria no mínimo muito cruel não dar um presente, por mais que eu estivesse sem ideias!)