12 de Junho

'É mais simbólico do que utilitário.'

Pois me vale mais a simbologia que esse objeto traz do que se ele pudesse me ser útil. Se ele fosse, talvez eu fizesse pouco caso dessa utilidade e deixaria o objeto de lado, mais para recordação sua do que a necessidade de tê-lo caso precissasse. Mais vale um objeto cheio de histórias e sentimentos do que um comprado na esquina e embrulhado rapidamente sem valor nenhum, porém útil 'socialmente'.
Se fosse uma roupa, uma panela, um celular. Eu gostaria, mas não tanto quanto uma carta, um coração de E.V.A, uma foto trabalhada, uma flor. São coisas pequenas e algumas até efêmeras como a flor, mas elas valem muito mais emocionalmente do que os utensílios normais que a sociedade nos impõe que são essencias na nossa vida.
Roupa, a não ser no frio, esconde o verdadeiro ser que existe. Milhares de meninas cheias de espírito mas que se vestem 'mal' são descartadas da turminha. E milhares de meninas cheias de vento se vestem ao gosto dos meninos. E aí são incluídas.
Os meninos também. Muitos prezam as marcas que estão levando no corpo.
Eu nunca gostei de usar roupa de marca. Eu lá tenho cara de outdoor ou revista pra fazer merchan dessas marcas?
Uma panela. Sim, isso realmente é útil para quem mora sozinho e não tem dinheiro para comprar essas coisas necessárias para fazer a comida. Mas dar uma panela de presente, que coisa mais sem gosto. A não ser que a panela seja bonita.
Um celular. Totalmente descartável, vivemos anos e anos sem, podemos viver de novo, nos contatando por telefone fixo, ou por cartas, se descartamos junto ao celular a Internet.
Claro que para as grandes empresas o celular é muito importante, encontramos a pessoa necessitada em questão de conexão com o satélite e o humor do destinatário. Mas isso é o ruim do mundo globalizado. Queremos tudo muito rápido, tudo instantâneo, até o miojo reclamamos que é muito lento! Perdemos aquela coisa de saborear os momentos, a lentidão. O homem prefere o caos e o stress a ordem natural e a tranquilidade (agora sem trema!).

Para mim mais vale teu amor do que um presente. Mas se você pôs um pouco desse amor neste presente.... XD


0 comentários: