Rousseau - outra vez?

Mesmo que eu seja realmente severa com a crítica que tenho sobre a autobiografia de Rousseau (Les Confessions), eu admito que ele escreve muito bem, tanto que leio meio livro sem parar. Hoje terminei o 5 e amanhã começarei o 6.
E por incrível que seja, consegui encontrar 2 semelhanças entre nós dois. O QUE É DEMAIS, PRO TANTO DE EMO QUE ELE É.
A primeira, é que ele é apaixonado por música. Não sei em que grau, mas a ponto de querer dar aula sem saber ler, suponho que ele REALMENTE goste. Mas todas as peças e obras que ele menciona...Bof, legal cara, nunca ouvi falar, então....Ele menciona acho que uma vez Bach. Até no Primo Basílio, o senhor Queirós menciona mais de três músicos importantes, dois sendo Bach e Chopin, o terceiro não lembro mesmo.
Eu daria aula de musicalização infantil. HAHAHAHA, tadinhas das crianças!

E a segunda, um pouco mais pronfuda, é que ele também não consegue escrever um ensaio, uma dissertação ou qualquer outro texto fechado entre quatro paredes. Ele diz que precisa sair e ver a rua, ver as árvores, a agitação das pessoas para realmente poder fluir em idéias. Ou as idéias fluirem nele. BOM..
E é verdade, quando eu estou em casa a semana inteira, dificilmente consigo escrever um texto aqui. Mas hoje, como eu fui no dentista e depois na FPA, dai tive que voltar a pé também. E vi tanta coisa, pensei em tanta coisa, e além do mais não estava com fone, então pude observar muitas coisas, e não cheguei tão cansada em casa, apesar do calor e da caminhada até a faculdade, e quando eu estou com meu fone sim!
É bonito às vezes ver o sol queimando sua cabeça, desviar dos pedreiros nojentos ou pular pelas poças de água do vizinho.

0 comentários: